A edição 2024 do Pés no Arado (PNA), movimento missionário da Juventude Batista Brasileira (JBB), foi uma bênção, una bendición e peteĩ jehovasa. Isso porque, em (mais) uma bem-sucedida parceria entre a JBB e a Junta de Missões Mundiais (JMM), nosso movimento missionário foi realizado no Paraguai, fazendo jus ao seu tema deste ano: Por toda a Terra!

Na JBB, quem recebe a atribuição da organização do PNA é a Coordenadoria de Missão, liderada por Brenda Belmira. Desde o anúncio do local do PNA 24, durante o Despertar 23, foram meses de preparação, oração, organização e muito trabalho, que envolveu aulas de Espanhol e toda a preocupação que deve existir na realização de um projeto em outro país.

Desde a chegada em Foz do Iguaçu – PR, a travessia da fronteira e a chegada em território paraguaio, Deus esteve à frente preparando tudo para que os missionários pudessem ter um tempo muito propício de trabalho na Missão que receberam. Ao todo, foram 117 missionários divididos em 14 famílias (cada família tinha seu ‘pai’ e/ou ‘mãe’, que liderava, cuidava e chamava a atenção quando necessário, coisa normal de toda família). Tivemos, ainda, uma equipe de coordenação, da qual faziam parte Brenda Belmira (coordenadora de Missão), Jessica Martins (coordenadora Nacional da JBB), Ricardo Benevenuto (ministro de juventude e esposo de Jessica Martins) e Ana Lúcia, missionária da JMM em Encarnación. Essa equipe manteve o monitoramento constante de todas as demandas e eventuais necessidades das famílias.

As famílias deram apoio às Igrejas que as receberam, inclusive as famílias que serviram em Igrejas localizadas em reservas indígenas. Nas Igrejas, nossos missionários ajudaram nos cultos, fizeram evangelismo nas ruas e praças, organizaram Escolas Bíblicas de Férias, visitaram autoridades locais, foram convidados a explicar o PNA em uma rádio paraguaia, promoveram eventos específicos para mulheres com maquiagem e corte de cabelo, ajudaram com reparos nos templos e até se arriscaram a ajudar a construir um parquinho para que as crianças pudessem brincar em uma escola.

Foram dias de muito trabalho e alguns frutos já foram colhidos: algumas conversões, pessoas afastadas que voltaram ao convívio da Igreja, pedidos de batismo e um maior despertamento de alguns irmãos para a obra missionária. Muitos frutos ainda serão colhidos pelas Igrejas nos próximos meses.

O PNA é uma experiência ímpar e que todo jovem Batista deveria viver. Uma chance de estar em outro espaço com gente de outras culturas (e no caso desse ano, de outra língua) para levar a mensagem universal da graça salvadora de Jesus. Um curto período de tempo, mas com intensas e inesquecíveis vivências.

Alguns dos missionários participantes do PNA 24 emendaram a estadia em Foz do Iguaçu – PR ao fim do projeto para acompanhar de perto a Assembleia da CBB e aproximar ainda mais a juventude daquilo que a denominação tem feito, já que são parte integrante e importante dela.

A JBB segue a sua missão de amar a Deus servindo às juventudes. Reunindo pessoas de todo o Brasil para levar a mensagem do Evangelho por toda a Terra!

Vinicius Vargas
pastor, coordenador de Capacitação e Conselheiro Emérito da JBB