A primeira carta de João possui uma declaração importante e essencial, mas que, por vezes, nós, jovens, teimamos em negligenciar: “eu vos escrevi porque sois fortes”. Gosto de pensar que João sabia muito bem sobre os desafios de ser jovem. Somos seres um tanto quanto paradoxais: ao mesmo tempo que achamos que sabemos tudo, temos uma incrível habilidade em duvidar do nosso próprio potencial. Ao tempo que temos mais energia e expertise que muitos, procuramos distrações que não contemplam todo o nosso potencial. Sabemos muito sobre o mundo e, por vezes, pouquíssimo sobre nós mesmos.

João nos escreve com uma certeza cheia de incentivo: ele declara que somos fortes e nos encoraja a sermos fortes. E acredito que isso é uma das coisas mais bonitas que tem sido direcionadas a nós, através da Convenção Batista Brasileira. Somos jovens, somos fortes, mas sabemos que para chegarmos até aqui, muitos vieram antes de nós. Pastores, conselheiros, diretores-executivos que hoje estão coordenando todas as operações da Convenção foram jovens. E esses jovens foram, também, encorajados por aqueles que vieram antes, para que chegassem hoje aos postos ocupados. Nossos passos vêm de longe.

Acredito que, nesse novo momento de JBB, possamos compreender que somos fortes, mas que fazemos parte de uma comunidade, um corpo que tem nos fortalecido durante todo esse tempo. Assumimos o compromisso de utilizar nossa força, nossa vitalidade, nossas potencialidades em prol do Reino e pela causa de Deus em todo o Brasil. Assumimos a responsabilidade de aprender e entender o momento de recomeçar ou refazer a rota. Assumimos o compromisso de mostrar nossa força a favor da unidade e usar nossa bagagem cultural, individual e coletiva a fim de fazer parte do que Deus está fazendo em nós e através de nós.

Declaramos que, sim, somos fortes. Mas somos fortes porque Ele é forte. Somos justos porque Ele nos justificou. Somos jovens porque Ele nos formou de maneira maravilhosa e tem nos sustentado até aqui. Acreditamos que a Juventude Batista Brasileira tem a força necessária para ser como aqueles que, em Atos dos Apóstolos, transtornaram o mundo. Temos essa certeza porque Ele tem nos fortalecido. E assim, seguimos, com essa imensa nuvem de testemunhas que nos rodeia.

Gabriela Leite
Time de Comunicação da Juventude
Batista Brasileira