“Por isso não desanimamos” (II Coríntios 4.16). Paulo escreve a segunda carta aos coríntios falando sobre muitos aspectos da vida cristã de uma pessoa chamada para a pregação do Evangelho por todo lugar. A jornada dele tinha sido árdua. Dê uma lida em II Coríntios 11.23-28 e veja que nunca foi fácil ser um missionário. Muito sofrimento e muitos custos, Paulo diz em II Coríntios 12.15. A recompensa não vinha da forma que o mundo está acostumado: não tinha fama e muito menos dinheiro. Seria motivo de desanimar. Mas Paulo tinha motivos para não fazer isso.

A primeira razão que ele nos apresenta é a nossa esperança na ressurreição, em que iremos viver na eternidade em plenitude na presença de Deus. Nossa alegria vai ser completa um dia. Acontece que esse dia ainda não chegou, mas vai chegar. A fé que temos em Jesus traz essa certeza. Se esperarmos nEle só para esta vida, somos pessoas miseráveis (I Coríntios 15.19).

A segunda razão é que nosso trabalho não é feito em vão. Nós vemos resultados. As pessoas recebem a Palavra, recebem perdão de seus pecados, recebem salvação eterna e o instrumento usado por Deus para isso somos nós. Estamos fazendo parte da Missão de Deus. Não estamos de fora daquilo que Deus está fazendo no mundo.

Por isso, apesar de sermos exteriormente desgastados – as pernas sentem os muitos passos do dia, as costas e os joelhos respondem ao esforço da Missão, a nossa voz mostra sinais de falhas –, interiormente somos renovados. Nossa alma se alegra e nos faz sentir o prazer da Missão sendo realizada. Estamos produzindo frutos que não vão ter um prazo curto. Os resultados da tarefa missionária serão vistos no céu.

Humanamente falando, a pregação do Evangelho é loucura, é escândalo, é cansativa, mas para nós que cremos que o Evangelho é o poder de Deus para a Salvação, sabemos que essa nossa dificuldade é passageira e muito leve perto do que vamos experimentar e perto daquilo que estamos ajudando a produzir. Por isso, a gente segue em frente e não desanima. Por isso, a gente se põe no caminho e vai seguindo, por toda a Terra, experimentando o renovo de Deus!

Izabela Maciel
professora, teóloga e especialista em Educação Cristã Clássica