Joel 2:28 “(…) os vossos jovens terão visões.” Será que vamos ver as coisas? Vou saber sobre o futuro dos outros? Vou ter sonhos proféticos, mas e agora? Não estou preparado para isso. Jovem com visão significa jovem com uma vocação! Preparado para servir e exercer aquilo para que nosso Deus te chamou. Costumamos escutar que a juventude de hoje será a Igreja de amanhã. Será mesmo? Você tem que esperar chegar à fase adulta para ser um vocacionado? Deus vai pausar seus planos e propósitos e esperar você? Sinto lhe dizer, mas não.

Você não será aquilo que potencialmente já não for agora. A velocidade com que isso se desenvolve não está relacionada ao tempo de vida, mas ao tempo de entrega, a quanto de prioridade você tem dado a Deus. É necessário se entregar totalmente ao Senhor, confessar seus pecados, se arrepender e mudar de vida, para que haja a manifestação do Espírito Santo através de você. É tolice você chegar sem ter feito o que era preciso que fizesse.

O versículo citado nos projeta para frente, para avançar! Você e eu precisamos ser o que seremos amanhã agora! Você é jovem, tem que usar toda sua força e disposição no momento. Tem que ser sal na sua rotina, tem de ser referência para os que te conhecem. Muita gente já passou – pregadores que revolucionaram sua era, respingam até hoje, mas já passaram. A pergunta que te faço é: “Quais serão os novos nomes a serem colocados nos livros?” “Quem vai transformar essa nova era?” “Quem será referência para as novas gerações?”. Temos que nos esforçar para fazermos diferença na terra. Não adianta questionar as referências que temos nas redes sociais se não fazemos nada. Será que os tiktokers marcaram essa geração? Eu tenho certeza que sim. Será que a pandemia marcou essa geração? Não precisamos nem pensar.

A questão é: o que você, juventude, tem feito para ser uma marca nessa geração? Quando digo isso, não é para fazermos coisas mirabolantes; é simples: quantos dos seus amigos conheceram a Jesus através da sua vida? Quantas vezes você escutou: “você é diferente. É cristão?” São essas visões que o profeta fala, é nossa missão, é a nossa hora de pregar o evangelho a toda a criatura.

Vamos transformar o mundo juntos? Sendo conhecedores da Palavra, tendo uma vida de oração, dispostos a servir, suscetíveis ao ensinar dos mais velhos e amando uns aos outros, assim como Deus nos ama. Que esses sejam pedidos frequentes em nossas orações! Espero fazer parte daquilo que Deus tem feito na terra, com você. Vamos juntos fazer tudo novo, de novo?

Motivo de oração: orar para que Deus não nos deixe de fora do que Ele está fazendo no mundo.

 

Brenda Belmira
presidente da Juventude Batista de Sergipe; coordenadora da Coordenadoria de Missão da Juventude Batista Brasileira