Um dos capítulos dos Evangelhos que acho mais interessantes é o último. O capítulo 21 de João relata que Pedro e vários outros discípulos vão ao mar pescar. Apesar de sua experiência, eles não conseguem pescar nada naquela noite. Pela manhã, encontram-se com Jesus, provavelmente a última pessoa que Pedro esperava ver.

Lembrando João 13, vemos Pedro confuso na cerimônia de lavar os pés, cortando a orelha de um soldado, negando Jesus três vezes e não estando presente na crucificação. Um total fracasso na vida de fé! E agora, ao retomar a vida de pescador, enfrenta outro fracasso. Encontra Jesus na praia, preparando peixe, e se depara com a ironia de sua própria situação.

Jesus mostra a Pedro que, sob suas instruções, ele pode pescar. Em João 15, Jesus disse: “Sem mim, vocês não conseguem fazer nada!” Pedro apenas precisa reafirmar seu amor por Jesus. O Mestre reitera o chamado feito anos antes: ser um pescador de homens. Na mesma praia, com o mesmo fim de pesca, o mesmo Jesus, o mesmo Pedro e o mesmo chamado, mas tudo é novo! Jesus ressuscitado, Pedro transformado e um chamado único: “Siga-me, e eu faço tudo novo de novo”.

Motivo de Oração: ore para que não esqueçamos quem nos chamou e qual é a missão que Ele nos deu.

Vinicius Vargas
pastor, conselheiro Emérito da Juventude
Batista Brasileira, doutor em Teologia e
professor na Faculdade Cidade Viva