“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”.

Nós, Batistas, temos como fundamento a Bíblia, como manual de regra, fé e prática. Não cremos que exista outra fonte inspirada por Deus, aliás, cremos de forma veemente e professamos que ela é a palavra do próprio Deus! Diante disso tudo posto, ressaltamos a necessidade de sermos jovens cada vez mais bíblicos. Todos os nossos planos dependem de uma vida na vontade de Deus. A juventude é uma fase que serve de preparação para um ponto muito importante na vida de um ser humano: constituir sua família. Para o cristão, a base para o seu sucesso familiar é preparada muito antes da nossa família ser realizada, e só conseguimos isso devido à meditação bíblica e obediência a Deus.

Nossas juventudes são formadas por pessoas em fases distintas da vida: jovens que estão se iniciando na fase adulta em busca do primeiro emprego, da primeira formação acadêmica; também os jovens que já passaram dessa primeira etapa e, agora, estão na busca do casamento, do primeiro imóvel, da quitação do seu veículo; e, por último, os jovens que estão se encaminhando para a fase do pós 40 anos, estes em grande maioria já estabilizados financeira, acadêmica e matrimonialmente, agora buscando a sua ampliação familiar.

Apesar de grupos distintos, nestas curtas linhas, meu desejo é deixar aqui uns conselhos bíblicos que se aplicam de modo igual para todos. Aos mais jovenzinhos, Eclesiastes 12.1: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade”; aos que já estão no meio da caminhada, Mateus 6.33: “mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça”; e para os jovens que estão partindo para uma fase mais à frente, Josué 24.15: “eu e minha casa cultuaremos o Senhor”. No fim de tudo, como diz no nosso texto base desta devocional, a palavra de Deus quando lida e acatada em nossa vida é repassada e reproduzida com sucesso por todos aqueles que virão descendendo de nós.

“Preserva o modelo das sãs palavras que de mim ouviste na fé e no amor que estão em Cristo Jesus; guarda o bom tesouro com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós” (II Timóteo, capítulo 1.13-14, versão A21).

Motivo de oração: oremos para que haja um despertamento das nossas juventudes, quanto ao aprofundamento no conhecimento das Escrituras Sagradas, para que venhamos afastar todo vento de heresias da Igreja de Cristo.

Colocando em prática: faça da leitura bíblica diária um momento especial em sua vida, ao acordar pela manhã, que o seu primeiro movimento de pegar o celular, seja para meditar na Palavra de Deus.

Samuel Gonçalves dos Santos Nunes,
membro da Segunda Igreja Batista
em Guaianases – SP; líder local da
juventude; presidente da Juventude
Batista do Estado de São Paulo