“Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem” (Dt 6.6-7). Leio esse texto e penso o quanto a nossa vida de devoção deve ser diária, esforçada e agressiva. Viver em santidade não é mérito apenas do esforço do passado e sim uma consciência renovada diária e poderosamente. Para deixar um legado é preciso vivê-lo hoje, agora. É urgente!

E nesse mesmo sentido, mais do que viver é ter a responsabilidade de ensinar a nova geração. E se observarmos a proposta do versículo 7 saberemos o que é esse viver. O convite a repetir diariamente demonstra a preocupação com o quão grande é o nosso trabalho. Não é acumulativo, não é porque outros fizeram, não passa por alguém que não seja você.

Nós fomos chamados para viver as verdades bíblicas, e isso é nosso maior prêmio, pois a verdade bíblica traz consigo muitas dádivas maravilhosas que transformaram pais, filhos e desconhecidos e ainda continuam fazendo isso.

Há um recado importante nessa mensagem que é: ensinem seus filhos. Mas, e você, que está lendo e ainda não tem filhos? Sugiro dois passos: a) Se prepare, cresça e esteja pronto para os seus filhos naturais; b) Produza filhos espirituais. Pois está claro que está se cumprindo as últimas profecias de Deus para o homem e uma dessas seria a conversão do coração dos pais para os filhos. Então, veja como ter filhos pode ir da porta ao lado ao país ao lado (Malaquias 4.6).

Nunca houve tantos pais que foram resgatados, livres e sarados através da vida dos filhos por causa do amor a Jesus e Sua Palavra. E isso serve para qualquer um outro. Eu sou um exemplo disso.

Propósito de oração: Ore para que cada irmão seja pai de uma geração enquanto estamos aqui na Terra, e para que essa geração tenha força para continuar.

Colocando em prática: Procure agora dois filhos e invista neles, intencional, intensivamente. Olhe para dentro da sua casa e perceba o quanto seus filhos estão aprendendo de você o que você sabe de Jesus.

Salmos 51 faz parte dessa nossa meditação. Por favor, receba essas palavras em seu coração.

Rogério Macedo
pastor da Igreja Batista Reconciliação –
MS; presidente da Juventude Batista do
Mato Grosso do Sul