Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Co 15:58)
O Pés no Arado, projeto missionário organizado pela Juventude Batista Brasileira, com todos ainda impactados por tudo o que foi vivido em Sergipe, continuou sua segunda etapa a partir do dia 16 de janeiro na cidade de Recife. Se você ainda não leu sobre a primeira etapa do projeto, te convido a retornar na edição anterior do OJB e conferir a matéria.
77 dos missionários da primeira etapa se dirigiram pra Recife, onde encontraram mais jovens missionários inscritos apenas para a segunda etapa. Foi desafiador se desapegar da realidade vivida em Sergipe, reagrupar, e desenvolver dinâmicas diferentes para a evangelização. O cansaço físico e os resquícios de algumas questões de saúde também se somaram aos desafios da segunda etapa.
Depois de uma longa viagem de ônibus para Recife, tivemos o privilégio de participar do lançamento da Campanha de Missões Mundiais com o tema: “Vamos completar a missão” em que parte da equipe de intérpretes de Libras da JBB pôde servir no culto. Foi uma noite linda em que também anunciamos a possibilidade de uma parceria entre JBB e JMM para uma viagem missionária internacional. Louvado seja Deus!
No dia 17, todos os missionários participaram do Re-vitalize, encontro da Juventude Batista Brasileira durante a Semana Batista. O encontro aconteceu na Igreja Batista em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes e contou com TED Talks sobre vocação, cosmovisão, identidade denominacional e responsabilidade geracional, ministradas por Pr. Heber Aleixo, Pr. Fernando Brandão, Pr. João Marcos Soares, Pr. Doronezio Andrade e Rebeca Andrade. Foram momentos impactantes e, ao final, participamos do JBB Labs que foi um momento de prática e compartilhamento. O Encontro foi encerrado a noite com um culto lindo, ministrado pelo Pr. Tiago Lopes, e os nossos missionários fizeram a belíssima apresentação de um cordel composto por Mariana Rabelo.
A ideia de que os missionários pudessem participar do Re-vitalize foi pensando em contribuir para sua capacitação em diversas áreas, a fim de que pudessem levar também tudo aquilo para aplicação na igreja local, afinal, os jovens que se dispuseram a ir no Pés no Arado, já colocaram seu coração a disposição do serviço, e estão em busca de compreender a missão na prática. Esse dia foi um dos dias em que percebemos o despertamento do Senhor em várias áreas na vida deles. E, além disso, ainda serviram com amor, alguns na interpretação de Libras, outros no louvor, outros na recepção…
Nos dias seguintes, os missionários foram para diferentes campos atuar na evangelização. Tivemos evangelismo infantil, servir na Cristolândia Recife, abordagens nas casas, impacto de rua, e até no dia de folga (sábado) Deus deu a oportunidade de que os missionários impactassem pessoas e levassem a mensagem através da música e orando por algumas famílias. Apesar dos novos desafios enfrentados na dinâmica desta etapa, Deus nos ensinou muitas coisas e um dos destaques foi na noite de quarta-feira (18) em que tivemos um tempo de conversa e oração com os missionários e a liderança da Juventude Batista de Pernambuco (Jubape) que estava nos recebendo. Neste tempo fomos ministrados pelo Senhor sobre como não poderíamos permitir que os desafios se tornassem brechas para nos desfocar da missão. Entendemos que, ainda que as coisas não saiam como planejamos, o Senhor está no controle de todas as coisas e n’Ele, o trabalho não é vão.
Durante as ações evangelísticas nossos missionários encontraram muitas pessoas que estavam carentes do evangelho, carentes da mensagem da Salvação e de descobrirem que são verdadeiramente amadas de maneira incondicional. Cada um deixou um pouco de si ali, e somos muito gratos por todo o empenho de cada missionário.
Encerramos a segunda etapa com um presente do Senhor que foi a Noite da Juventude na Assembleia da Convenção, uma noite linda e memorável, em que pudemos juntos, como denominação, louvar juntos ao Senhor e agradecer por tudo o que Ele tem feito em nossas juventudes. A Jubape mobilizou a galera e várias igrejas e jubas do estado se fizeram presentes para celebrarmos juntos. Os missionários do Pés no Arado abriram a noite com o lindo cordel apresentado em português e Libras, fomos conduzidos em adoração pela Cidade Viva Music e ministrados pela pregação do Pr. Michel Piragine. Após a mensagem, outros jovens se juntaram aos nossos missionários para a apresentação do Coral da Juventude, que também realizou uma apresentação bilíngue, contando com a participação de jovens surdos e ouvintes e sendo regidos pelo ministro Luiz Carlos.
Realizar duas etapas foi desafiador, mas entendemos o agir de Deus em cada detalhe e o quanto Ele nos moldou e nos ensinou. Nossa juventude é uma juventude que serve ao Senhor e aos seus irmãos, que ama a igreja local e que esta sendo despertada, moldada e desafiada a ir além, a servir e marcar sua geração e levar a mensagem de Salvação e transformação, entendendo que a obra é do Senhor, o plano é dele, quem dá a direção é Ele e nós, somos os trabalhadores da seara, plantando aonde Deus nos der a oportunidade, sem conseguir dimensionar os frutos, que também são dele, crendo que Ele faz infinitamente mais do que imaginamos e que no Senhor, nosso trabalho não é vão.
Tivemos muitas igrejas e lideranças investindo na juventude nestes tempos de projeto missionário, bem como muitas pessoas orando e segurando as cordas. Quero te desafiar a continuar orando e investido na juventude da sua igreja local, da sua associação e do seu estado. Deus, por causa de sua misericordiosa bondade, tem usado poderosamente nossa juventude, e eu quero te convidar a fazer parte disso!