Nestes dias de início de ano, nos enchemos de planos e possibilidades. Afinal, nada melhor do que esses períodos de mudança no calendário para também começarmos mudanças em nossas próprias vidas. Porém, nem tudo são flores. Não sei vocês, mas eu sempre fico um pouco aflito ao pensar em tudo o que preciso e quero realizar nos próximos meses. Será que realmente dou conta? Será que não será igual aos anos anteriores? É melhor ser realista e ter poucas metas ou ser sonhador e acreditar que consigo alcançar mais?

Em um mundo repleto de incertezas e surpresas, muitas vezes, nos encontramos em um mar de dúvidas e preocupações. Como jovens, enfrentamos desafios únicos – escolhas de carreira, relacionamentos, pressões sociais e acadêmicas – que podem nos deixar bastante ansiosos sobre o futuro. No entanto, como cristãos, temos uma fonte inesgotável de sabedoria e orientação: nosso amoroso Deus.

O livro de Tiago nos oferece uma perspectiva bem encorajadora sobre como lidar com as incertezas da vida. Logo no primeiro capítulo, nos versículos de 5 a 8, Tiago nos aconselha a buscar sabedoria em Deus. Ele nos assegura que, se pedirmos a Deus com fé, sem duvidar, Ele generosamente nos concederá a sabedoria que tanto buscamos.

Essa passagem nos ensina duas verdades importantes. A primeira delas é que Deus está sempre disposto a nos dar o que precisamos. Como filhos dEle, sabemos que a Sua generosidade não conhece limites e que Ele está sempre pronto a nos ajudar. A sabedoria que Cristo nos oferece não é apenas conhecimento, algo possível e até mesmo comum aos homens, mas, sim, a capacidade de ver as coisas através de uma perspectiva divina. Essa visão diferenciada vinda dos céus nos ajuda nas horas em que precisamos tomar decisões complexas, além de contribuir para que enfrentemos os nossos desafios com clareza e paz de espírito.

Em seguida, o segundo ponto que o texto nos atenta é sobre a nossa abordagem em pedir sabedoria: Tiago nos adverte contra a dúvida. A dúvida quase sempre nos faz vacilar, como ondas agitadas pelo vento, incertas para onde ir. Ao invés disso, devemos pedir com fé, confiando plenamente que Deus responderá. A fé elimina a inconstância e nos estabiliza, permitindo que enfrentemos as surpresas da vida com confiança e tranquilidade.

Como cristãos, podemos aplicar essa sabedoria divina em todos os aspectos de nossas vidas. Na universidade ou em nossos trabalhos, ela pode nos guiar nas nossas escolhas de estudos e de carreira. Em nossos relacionamentos, ela pode nos ajudar a construir conexões significativas e saudáveis. E, em nossa vida espiritual, ela pode aprofundar nosso entendimento e nossa relação com Deus.

Não quer dizer que colocar isso em prática em nossas vidas seja algo trivial. Buscar sabedoria em Deus não significa que todas as respostas serão imediatas ou que os caminhos serão sempre claros. No entanto, é saber que não estamos sozinhos em nossas lutas e decisões. Deus caminha conosco, guiando-nos com amor e sabedoria, mesmo nas mais turbulentas incertezas da vida.

Portanto, sempre que você se sentir sobrecarregado pelas incertezas, aflições e dúvidas da vida, lembre-se de pedir sabedoria a Deus. Faça isso com fé, sem duvidar. E confie que, ao fazer isso, você encontrará a orientação e a paz que busca, sustentado pela generosa sabedoria do Senhor. Talvez, ela não chegue exatamente no tempo em que desejamos, mas tenha certeza que ela sempre chega exatamente no tempo em que precisamos.

Que o nosso Salvador Jesus Cristo e a sua sabedoria nos acompanhe em todos os momentos da nossa vida. Amém.

João Victor Campos
Time de Comunicação da Juventude Batista Brasileira